fbpx

Marina da Beira-Mar Norte: Uma Falsa Promessa aos Trabalhadores

A construção de uma marina na região da Beira-Mar Norte é cobiçada pelo capital há muito tempo. Em 2015, por exemplo, o Ministério Público Federal impediu por pouco a construção do “Parque Hotel Marina Ponta do Coral”. Esse projeto se reencarna agora na farsa do “Parque Urbano”, servindo aos mesmos tipos de interesses espúrios ao jogar o ônus da obra megalomaníaca sobre a cidade enquanto os lucros bilionários estão garantidos à construtora por pelo menos 30 anos de administração privada.

Para o povo, que não gozará dos luxos bregas de iates e festas em alto-mar, as promessas do empresariado local se colocam no campo do lazer e do emprego. Compete à verdadeira esquerda verificar qual tipo de lazer e emprego. A resposta é simples: lazer mercadológico caro, de acesso elitizado, sem fortalecimento real da cultura regional; emprego precarizado no setor de serviços, com alto percentual de informalidade e em números muito abaixo dos alardeados pela mídia burguesa.

As vendas de embarcações de passeio se ampliam desde já, mas as consequências negativas serão sentidas por todos. Os impactos irão para muito além do cartão postal, atingindo toda uma gama de espécies que transitam pela baía norte, inclusive na Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim. Além disso, atividades como a pesca artesanal e o turismo sustentável na ilha serão comprometidos, pois a dragagem e o constante contato com substâncias tóxicas afetarão toda a biota local, agravando o histórico problema ecológico da região que ainda lança efluentes ao mar de modo irregular.

É preciso, desde um olhar revolucionário, entender a quais interesses servem este e outros megaempreendimentos na ilha. Por isso mesmo, nossa candidatura se compromete com a luta dos trabalhadores por postos de trabalho dignos, bem como pela redestinação das áreas tornadas ociosas pela especulação imobiliária por toda a cidade, alocando-as para lazer e cultura atrelados à preservação ambiental.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba os
nossos conteúdos

[contact-form-7 id="488" title="Conteúdos"]

Contribua!