fbpx

Maurício Mulinari | Pré-candidato a deputado federal em SC

Catarinense natural de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina. Nascido em julho de 1988, foi criado inicialmente na cidade, morando um curto período de tempo da sua infância em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Logo, no entanto, retornou a Xanxerê, ali crescendo e estudando vários anos na Escola de Ensino Básico Joaquim Nabuco. Na escola pública acabou encontrando nas greves dos professores da rede estadual catarinense dos anos 90 um fundamental pilar de formação, decisivo para ajudar a definir o rumo das suas posições políticas futuras.

Mudou-se para Florianópolis em 2006, quando iniciou a graduação em Ciências Econômicas na UFSC. Integrou-se, desde o início de sua trajetória na cidade, à militância política, participando durante a graduação das atividades do movimento estudantil. Foi integrante do Centro Acadêmico Livre de Economia, o CALE, entre os anos de 2006 e 2009, sendo vice-presidente da entidade na gestão 2007-2008.

Fala de Conjuntura na Assembleia Estadual do SINTE, 2019.
Assembleia Estadual do SINTE, 2019.

Durante o período da graduação, participou do Observatório Latino-Americano, grupo de formação política que posteriormente se tornaria no Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, o IELA. Também como estudante passou a organizar grupos de estudos sobre O Capital, obra magna de Karl Marx, encontrando ali as bases teóricas e a convicção da construção da teoria revolucionária por meio do trabalho coletivo.

Audiência pública em defesa da saúde dos trabalhadores na Alesc, 2016.

Dessa integração entre a experiência com as greves de professores ainda na infância, os conhecimentos teóricos adquiridos durante o período da graduação e a inserção prática no movimento estudantil, surgiu uma convicção militante sobre a importância da organização dos trabalhadores em torno de um projeto revolucionário e socialista.

Após a graduação, Mauricio Mulinari atuou como pesquisador em torno da questão agrária em Santa Catarina. Estudou a reforma agrária e aprofundou o debate em torno da formação socioeconômica do estado. Em 2015, passa a atuar como assessor sindical ao integrar o grupo de técnicos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na subseção da FECESC, desenvolvendo importante trabalho junto ao movimento sindical catarinense.

Plenária Estadual da FECESC, 2018.
Ocupação de Brasília Contra a Reforma de Previdência, 2017.

Como assessor sindical, atuou e continua atuando ativamente na formação política de dirigentes sindicais e na construção das lutas dos trabalhadores nos últimos anos. Destaca-se a participação constante em torno da luta em defesa dos direitos trabalhistas e sociais, especialmente a previdência pública, que culminaram na sua importante participação na construção da grande Greve Geral de abril de 2017 em Santa Catarina e a Ocupação de Brasília de junho do mesmo ano.

Greve Geral dos Trabalhadores, 2019.

Em 2018, filia-se ao Partido Socialismo e Liberdade, construindo atualmente a corrente Centralidade do Trabalho. A construção partidária, desde então, deu-se com base na afirmação da necessidade de o partido assumir uma perspectiva claramente revolucionária e socialista, colocando no centro da discussão os interesses objetivos da classe trabalhadora brasileira. Assim sendo, acredita na necessidade da construção de um partido do trabalho no Brasil, que atue como a vanguarda política das lutas operárias e populares nacionais, superando a atual fase de derrota e refluxo do movimento operário. 

Dentro dessa perspectiva, apresenta seu nome como candidato a vereador de Florianópolis em 2020. Construiu em conjunto com dezenas de camaradas uma campanha que envolveu mais de 500 apoiadores, sendo majoritariamente autofinanciada pelos próprios militantes e construindo um programa que tocou profundamente nas questões essenciais da vida dos trabalhadores da cidade. 

galera
Grupo de apoiadores durante a campanha a vereador em 2020.
campana
Distribuindo o jornal Tempo de Revolução em 2020.

Assim, uma campanha politicamente vitoriosa foi construída, com caráter amplamente coletivo, fazendo a crítica radical aos interesses capitalistas que comandam a capital do estado e apontando concretamente o horizonte da organização da classe trabalhadora rumo à revolução e o socialismo como a única saída para melhorar a vida das massas. Como resultado eleitoral, alcançou 917 votos, assumindo uma 2ª suplência como vereador do município.

Logo na sequência, em 2021, dedica-se à conclusão do seu mestrado em Serviço Social, também pela UFSC. Reforçando o compromisso com a crítica teórica de caráter militante, defende no início de 2022 a dissertação intitulada Greves de Massas e Aristocracia Operária: elementos para a construção dos caminhos da revolução brasileira, sendo aprovado, adquirindo o título de Mestre em Serviço Social e tendo a recomendação da transformação do texto em livro.

Com todo esse acúmulo teórico e militante, Mauricio Mulinari, hoje com 33 anos, se apresenta em 2022 como pré-candidato a deputado federal por Santa Catarina. A conjuntura é do aprofundamento da grave da crise capitalista que vivemos desde 2008, que leva milhões de brasileiros e catarinenses ao profundo empobrecimento ao mesmo tempo que enriquece os grandes capitalistas. Assim, o objetivo da pré-candidatura é construir coletivamente, junto a um grande grupo político de apoiadores, uma referência que apresente um programa revolucionário, atuando concretamente pela mobilização, organização e politização dos trabalhadores de Santa Catarina e do Brasil.

Palestra em Defesa da Previdência Social, 2017.

O Partido Socialismo e Liberdade nasce em 2004 com o objetivo de constituir uma nova radicalidade de esquerda na política nacional, em oposição ao projeto de conciliação capitaneado pelo governo do Partido dos Trabalhadores. Hoje o PSOL se organiza em nível nacional como um partido de tendências.

 

A Centralidade do Trabalho é um projeto editorial independente, vinculado ao projeto histórico da revolução socialista brasileira. Acesse e conheça o portal de agitação e propaganda socialista pela revolução brasileira.

 

Receba os
nossos conteúdos

Contribua!